domingo, 24 de julho de 2011

Incentivo a leitura




PROJETO LÊ PRA MIM

O hábito da leitura é uma atitude muito importante para o desenvolvimento de muitas capacidades nas pessoas.
Na escola o processo de alfabetização não se resume a simples decodificação de sinais, mas torna-se um marco muito importante na vida escolar dos alunos que precisa ser aprimorado constantemente. “Ler é uma atividade extremamente rica e complexa, que envolve não só conhecimentos fonéticos ou semânticos, mas também culturais e ideológicos. Pode ser um processo de descoberta, uma tarefa desafiadora, ou mesmo lúdica. Porém, será sempre uma atividade de assimilação de conhecimentos, de interiorização, de reflexão. Mais que decodificação, a leitura é uma atividade de interação, onde leitor e texto interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados”, disponível em 20/07/11, http://www.abraceumalunoescritor.org/tatiana.htm .
Pensando nas questões anteriores organizamos na escola um projeto para incentivar a leitura para os alunos da Educação Infantil feita por seus familiares.
Inicialmente marcamos uma reunião com os responsáveis pelos alunos abordando:
Como nasce um bom leitor:
- o bom leitor não se forma por acaso, muitos são formados na infância, em famílias que podem lhes oferecer contato com a literatura infantil e em escolas que proporcionam experiências positivas no início da alfabetização;
- deve-se transformar o ambiente em que a criança vive num livro de leitura, muito contato com materiais diversos;
- a criança deve se envolver em inúmeras atividades que favoreçam sua competência linguística;
- a criança aprende a ler e a gostar de ler se o adulto falar muito com ela, mas com um vocabulário ajustado e concreto;
- o contato precisa ser prazeroso;
Importância da leitura na Educação infantil:
- ler para crianças em idade pré-escolar é ajudá-las a construir os alicerces e as paredes ou prepararem as estruturas para aprendizagem da escrita;
- na educação infantil a criança ainda não decodifica a linguagem verbal escrita, ela conhece a realidade principalmente pelos contatos afetivos e a imagem tem predomínio absoluto;
LENDO UMA HISTÓRIA
- ouvir uma história pode ser uma situação de encantamento;
- a história precisa ser conhecida anteriormente e escolhida com atenção;
- deve ser feito num ambiente calmo, tranquilo …
- pode-se usar alguns materiais para auxiliar, fantoches, dedoches, etc;
- a leitura é realizada com uma voz clara, pode variar o tom e timbre para envolver mais;
- as ilustrações despertam a atenção das crianças;
Neste trabalho também confeccionamos com os responsáveis pelos alunos dedoches, chamando a atenção para o lúdico, a imaginação e a criatividade com as crianças.
Os familiares foram convidados para visitarem a sala de aula das crianças e realizarem leitura de um livro infantil e houve uma boa aceitação dessa atividade. Através dessa situação já foram agendadas várias sessões de leitura de histórias para as crianças da Educação Infantil e esperamos que essa semente de muitos frutos.
Escola e família devem caminhar lado a lado e investir no desenvolvimento do gosto pela leitura desde cedo.

Nenhum comentário: