Diversidade na escola
As atividades
voltadas para a questão da diversidade desenvolvidas nas redes de ensino
acontecem de acordo com as necessidades
específicas de cada comunidade e também em alguns momentos são
realizados trabalhos com orientações, reflexões e sugestões para a ampliação de
alguma temática nas escolas, como é o
caso do trabalho específico sobre “consciência negra”, onde as escolas possuem
a orientação para realizar projetos, não somente na data, mas ao longo de todo
ano letivo, com uma grande culminância na data específica.
Como
coordenadora pedagógica utilizo revistas, filmes e discussões sobre situações
específicas que a escola vive, como por exemplo bullying, discriminação de
aluno por alguma razão, etc. para fazer
formações com os professores.
Uma
capacitação boa acontece em algum curso que o professor ou coordenador realize,
caso contrário, eventualmente temos pela rede algum encontro ou seminário, mas
tudo que acontece nas escolas efetivamente é pela necessidade, ou seja, algum
acontecimento impulsiona a construção de estratégias, para lidarmos com esse
tema, pois melhoramos muito questões
relacionadas a diversidade no espaço escolar, mas ainda temos resquícios de uma
sociedade que tem um modelo tradicional e padroniza tudo. Estamos aprendendo a
viver e conviver com as diferenças.
Minha escola
possui um grupo de teatro onde
participam vários alunos que em algum momento sofreram desrespeito dos colegas
( aluno homossexual, obeso, negro, muito alto ) e através das apresentações de
atividades reflexivas sobre o tema, na escola e em outros lugares os
integrantes desse grupo alimentam a autoestima, fortalecem o equilíbrio pessoal
e mostram para todos o quanto são valiosos e que a diversidade contribui muito.
Esse grupo é uma ponte para resgatarmos
alunos que por alguma razão estejam precisando de apoio e valorização e ainda
da suporte para trabalharmos questões polêmicas, como por exemplo a
diversidade.
PROJETO DIVERSIDADE
PÚBLICO
ALVO: Professores dos anos iniciais
DURAÇÃO: todo ano letivo
JUSTIFICATIVA: o trabalho sobre o tema diversidade precisa
ser explorado em diversos momentos e através de diferentes propostas, por isso
a coordenação pedagógica pode fomentar iniciativas e o uso de recursos que
levem professores e alunos refletirem e vivenciarem várias situações sobre
diversidade.
Vamos aproveitar o encanto das histórias e
dos livros e abordar temas como as diferenças entre as pessoas, a raça, o
bullying, dentre outros.
OBJETIVO:
_ formar
opiniões, atitudes e valores que eduquem os cidadãos para a convivência harmoniosa;
-
desenvolver a capacidade de argumentação e a
oralidade;
-
vivenciar situações de reflexão do entorno
social;
DESENVOLVIMENTO:
-
organização de reunião pedagógica com debate
sobre o tema “diversidade”
-
apresentação de diversos livros com histórias
que explorem questões referentes a diversidade; os livros podem ser impressos
ou retirados do site do picasa e apresentados no datashow;
-
os professores podem trabalhar juntos e
realizar o planejamento por ano em que trabalham ( 1ºs, 2ºs, 3ºs, 4ºs e 5ºs);
-
o trabalho planejado será colocado em prática
em cada turma que terão que conhecer a história, realizar atividades e depois
compartilhar numa grande amostra do que foi realizado;
-
a forma de exploração vai depender da
criatividade, mas em reuniões todo grupo pode se ajudar nessa construção;
-
após a mostra os professores podem trocar de
livros e explorá-los em outras turmas e com outras situações;
-
Exemplos de livros: Minha família é colorida;
João bobo (Ana Maria Machado); Uma Joaninha diferente, Livro da diversidade …
todas essas sugestões foram retiradas do site:
https://picasaweb.google.com/adriana.cinderela.gomes20
RECURSOS:
Livros,
computadores, datashow, materiais diversos conforme o tipo de atividade
realizada, criada pelo professor, ou alunos também;
Nenhum comentário:
Postar um comentário