quarta-feira, 23 de junho de 2010

USO DE VÍDEOS: A atividade que exemplifico, já foi realizadada na minha sala de aula. Foi o trabalho com um pequeno vídeo que apesentou um pouco da história de vida de Tony Melendez. Tony nasceu sem os dois braços e durante toda a vida, com ajuda da família foi se superando e tendo uma vida considerada como um grande exemplo. Ele aprendeu a dirigir, estudar, formou uma família e aprendeu a tocar violão com os pés, se dedicou ao estudo e treino boa parte do dia e canta de uma forma emocionante, chegou até fazer uma apresentação para o Papa João Paulo II. O vídeo foi mostrado duas vezes, na primeira fui explicando algumas coisas em espanhol que estavam sendo legendadas e como é de pouco tempo a segunda vez os deixei observarem sozinhos todos os detalhes da história de vida de Tony que é emocionante. (lembro que aqui é fronteira e não fica tão difícil ouvir em espanhol).

INTENCIONALIDADE DA AÇÃO: O principal conteúdo desse vídeo é a valorização e aproveitamento de nossas capacidades.

Essa atividade em conjunto com outras situações da sala de aula serviram de motivo para um debate e tomada de decisões sobre a própria vida.
O uso do vídeo foi muito importante por que em muitos momentos nossas palavras até parece que têm eco, simplesmente tocando as paredes de uma sala de aula, aí nesses casos observar uma história de vida verdadeira, por que os alunos sabiam que aquilo não tinha sido inventado, foi muito sensibilizante.
O fato de usarmos o vídeo como um recurso é muito interessante e sabendo planejar uma exploração adequada do material apresentado teremos oportunidade de chamar mais a atenção, variarmos a situação de sala de aula e atingirmos de várias formas a relação que existe entre quem está aprendendo e objeto do conhecimento, por que são vários sentidos sendo explorados.
Avalio a exploração de vídeos de forma muito produtiva e sempre trabalho no sentido de que esse tipo de atividade possa ser visto com o um momento bem aproveitado e não como “matação” como às vezes ouvimos falar.
Sugiro que utilizemos com mais freqüência à narração de alguns filmes que os alunos assistem em casa e mesmo que em alguns momentos pareça algo que não tenha tanto interesse, vamos explorar a organização de idéias, a expressão oral, a memória e até mesmo dependendo do contexto, alguns tipos de valores.
A TEORIA DE APRENDIZAGEM: é basicamente a que visa à construção do conhecimento como fundamenta Jean Piaget que acredita que as pessoas não são apenas produtos do meio e nem tão pouco há nascem prontas. O homem aprende a ser o que é, trazendo especificidades e também através de suas experiências.

Nenhum comentário: