domingo, 27 de junho de 2010

Valores e contra valores.



VALORES E CONTRA VALORES
Objetivos:
Definir valores e contra valores.
Diferenciar valores negativos de valores positivos.
Reconhecer em situações práticas exemplos de valores positivos e negativos.
Desenvolver o senso de responsabilidade social.
Trabalhar o senso de tolerância e respeito à diversidade.
Desenvolver a leitura, a escrita e a expressão oral.


Público alvo: Turmas dos anos ou séries iniciais do Ensino Fundamental.


Teoria de aprendizagem subjacente: A teoria de aprendizagem que embasa esse trabalho é a interacionista, pois segundo Jean Piaget, o desenvolvimento moral na criança é construído a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais.
A criança não pensa como um adulto, mas é com a convivência diária com adultos que a mesma constrói valores, princípios e normas morais. Aproximadamente com 10 anos a criança vai encaminhando-se para a autonomia moral e intelectual

Estratégias Pedagógicas: As estratégias utilizadas para que os alunos consigam atingir os objetivos previstos para essa aula são as seguintes:

1-Observar um filme em vídeo (um desenho animado com a história bíblica sobre Daniel na cova dos leões);

2-Debate, orientado pelo professor, construindo um paralelo sobre os sentimentos bons e ruins que foram observados no filme;

3-Brincadeira com frases onde o aluno retira a frase e faz mímicas para os colegas descobrirem e depois irão comentar. Exemplo: Ajudar alguém a atravessar a rua. (que tipo de atitude é essa, quem já fez, o que sentiu);

4-Analisar várias ilustrações com exemplos de situações interessantes representando reações de atitudes positivas e negativas. A análise será feita oralmente e com frases escritas.

5-Dinâmica: Recreio com cores – A docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)


A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores: qual a diferença desse recreio, como foi brincar com um colega diferente

6- Produção textual: Elaboração de um texto demonstrando a importância de uma boa convivência e como os valores positivos e negativos estão presentes na nossa vida.

Resultados esperados: Espera-se nesse trabalho, muita participação da turma e uma postura positiva disposta a ser uma pessoa mais coerente e sensata que sirva de bom exemplo nos espaços que convive.

Formas de Avaliação: Critérios: atenção, participação
Instrumentos: Produção de frases e texto.

2 comentários:

Jogos online disse...

bom, continua assim escritora

Unknown disse...

Queria saber a conclusão disso tudo