sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Aprendendo com as fábulas







Conhecendo fábulas

Sequência de atividades:
1 -Narração oral pela professora de uma fábula “A coruja e a água”, exploração de todos momentos da história e da moral do texto.
Em trios os alunos leram e depois apresentaram lendo em voz alta a fábula descrita na forma de história em quadrinhos, retirada do livro didático
Destacou-se a definição de fábula.
A partir do entendimento do que é fábula a proposta é para que os alunos reescrevam a mesma história, com as próprias palavras e inventando um novo final. Para que a atividade fique mais clara foi produzido um texto coletivo para esclarecer a estrutura e organização de uma fábula..
Na continuidade durante uma semana os alunos liam, ou ouviam uma ou mais fábula diferente e realizaram diversas atividades:
2 -Os alunos ouviram um CD “o leão e o rato” e “o camundongo da cidade e do campo” e a tarefa foi escolher 3 animais e elaborar uma fábula ilustrada simples.
3 -Um aluno trouxe para compartilhar com os colegas a fábula “o burro e a pele de leão” e realizaram desenhos ilustrando o texto em três partes.
4 -A partir do desenho em sequência da fábula “o leão e o ratinho” os alunos produziram um texto.
5- A fábula da “formiga e a cigarra” foi trabalhada em forma de poesia e com questões de interpretações.
6 -Na exploração da fábula “a lebre e a tartaruga” os alunos desenharam a fábula
no caderno de desenho e colaram papel dando um colorido muito bonito.
7 -Para conclusão desse trabalho cada aluno elaborou uma fábula inédita em forma de um texto bem escrito e ilustrado.

Quem se interessar por este trabalho consegue muitas fábulas disponíveis na internet.

Nenhum comentário: