sábado, 28 de abril de 2012

INVESTIR NA PRODUÇÃO TEXTUAL SEMPRE
A leitura, a escrita, a compreensão e a interpretação são aspectos primordiais no desenvolvimento dos nossos alunos, por isso deixo uma sugestão inspirada nas leituras da Revista Nova Escola e no livro Tijolo por Tijolo: prática de Ensino de Língua Portuguesa de Ana Tereza Naspolini. Atividades em sequência e com objetivos claros servem para obtermos bons resultados. Sequência de atividades: Para alunos a partir do 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental Aproximadamente um mês de trabalho. 1- Leitura feita pelo Professor, de uma história num livro para os alunos. O texto será escolhido criteriosamente. Exercite a leitura algumas vezes e organize estratégias para que os alunos memorizem a história e os principais acontecimentos. 2- Elaboração e aplicação de atividades retomando essa história ( desenhos em sequência, debate, dobraduras, teatro, dedoches, exercícios, etc.) 3- Reescrita do texto. Momentos em que os alunos escrevem tudo que lembram da história, de forma bem organizada. Destaque todos os pontos que serão cobrados nesse texto ( título, parágrafos, letras maiúsculas, começo meio e fim, etc. ) 4- Dedique-se a uma correção minuciosa de cada texto, em todos os pontos enfatizados anteriormente. Após a correção do professor é a vez dos alunos retomarem seus textos e reescrevê-lo de acordo com as observações. Parte dessa correção pode ser feita em coletivo( usando o datashow), coordenada pelo professor. 5- Após esses passos, provavelmente, o texto esteja muito bom. Agora vamos propor uma reestruturação, onde o aluno vai mudar algum aspecto importante do texto ( o narrador, um personagem, etc.) A culminância desse trabalho vai ser construída por todos. Realize anotações durante o processo.

Nenhum comentário: